Abi Header 01
Abi Header 02 Abi Header Hover 03
Abi Header 04
Começou nesta quarta-feira (06) e vai até domingo (10), o Focus Brasil Boston. Durante estes dias, serão realizadas atividades de interesse da comunidade brasileira. 
Depois de 21 anos, o evento estréia na capital de Massachusetts. A estimativa é que nesta região chamada de “Grande Boston”, vivam mais de 300 mil brasileiros, constituindo a mais populosa concentração de imigrantes do nosso país, no exterior. 
 shutterst copy
O Focus Brasil Boston começou ontem (06) com a exposição Brazilian Eyes Boston, no Consulado do Brasil. Foram selecionadas 24 fotos com o tema “Visions of Boston” e  três expositores receberam os “Grand Prizes” -  Juri oficial, Juri da Imprensa e Escolha do Público.  
 
A programação segue com painéis, premiações e show. 
 
Hoje (07),  serão realizados os painéis sobre Participação Política e Business, no Dante Alighieri Institute. 
No caso do painel sobre política, os palestrantes que vão falar sobre “A importância da participação dos brasileiros na vida política americana” são Jamie Eldridge - Senador por Middlesex/Worcester – MA ; Lydia Edwards - City Council, District 1 – Boston ; Margareth Shepard - City Council, District 7 – Framingham ;  Marcony Almeida - School Committee member, Everett. 
 
O painel de business terá os palestrantes e empresários Fernando Castro falando sobre “Os pilares da gestão contábil” ; Humberto Costa - “Os fundamentos do empreendedorismo de sucesso” ; Fernanda Morais - “O poder do foco no empreendedorismo” ; Flávia Leal - “Os desafios da mulher empreendedora” ;  Artur Sousa - Empreendedorismo: Histórias de sucesso em Boston” ; Rosie Randen - “Passos importantes para o sucesso na América” ; Síbia Keila - “Educacao Financeira”. Também participam como moderador, o jornalista Jehozadk Pereira e o Presidente do CDLE, João Arruda. A coordenação será do empresário e publisher Alex Colombini e do jornalista e produtor Jesse Branth. 
 
Na sexta-feira acontece o painel da Língua Portuguesa coordenado pelos professores Rejane De Musis e Everton Vargas da Costa e tem como tema “Currículo”.Os palestrantes  são Adriana de Oliveira Lima - Doutora em Filosofia da Educação no Reino Unido ; Glaucia Silva - Ph.D. pela University of Iowa. Professora na UMass Dartmouth no Departamento de Português ; Everton Vargas da Costa - Doutor em Linguística Aplicada, Professor-Leitor do Itamaraty na Universidade de Harvard, Professor-Visitante de Português e Espanhol na Framingham State University ; Adriana Fernandes - Mestre em Educação pela Campbellsville University – KY, Language Liaison/Community Engagement Specialist at City of Somerville e Coordenadora do Projeto Praticutucá ; Josefa Silva - formada em Letras/Português com especialização em Língua Portuguesa e Arte-Educação, Mestranda em Inglês Como Segunda Língua / English as Second Language-ESL, Professora no Programa Bilíngue de Português das escolas públicas de Framingham ; Michele Lima - formada em Letras/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM), fundadora e diretora do CEHB – Centro Educacional Herança Brasileira.
 
Outro painel que será realizado amanhã é o Soccer in Focus que terá como palestrantes convidados, Renato Valentim, Presidente do Boston City FC - “Modelo empresarial do futebol nos EUA” ; Palhinha, Técnico do Boston City FC - “A diferença entre ser técnico no Brasil e nos Estados Unidos” ; Gabriel Meirelles, ex jogador do New England Revolution - “O caminho de um jovem brasileiro no futebol norte-americano”. Estão previstas apresentações de clubes e academias regionais de futebol, com a presença de torcidas organizadas de clubes brasileiros, com sede em Massachusetts. Ao final do evento, uma das torcidas será premiada com o troféu “Torcida Camisa de Ouro”. O painel está sendo coordenado pela 1260 AM – Nossa Rádio. 
 
O Painel Mulher Brasileira, coordenado pela Associação de Mulheres Empreendedoras, acontece no sábado, dia 9 de junho. As convidadas especiais são a Embaixadora Glivania Maria de Oliveira e a jornalista, apresentadora e atriz, Fernanda Pontes. A coordenação é de Lilian Mageski, Fundadora e Presidente/AME ;  Janaina Suarez, Diretora/AME ; Mila Lopes - Coordenadora/AME ). Como palestrantes: Lilian Radke - “Recursos que os EUA oferecem às mulheres que possuem pequenas empresas” ; Rayssa Coutinho - “Criatividade de ser quem somos” ; Poliana Bastos - “A Mulher Moderna Conectada ao Futuro” ; Flávia Thornson - “De bem com o espelho”.
 
Também no sábado, 9 de junho, acontecerá o Painel da Mídia/ABI Inter - Associação Brasileira de Imprensa Internacional - que vai levar para Boston a experiência feita em Londres-2017: “Showcase dos Influenciadores Digitais”. Serão 19 influenciadores brasileiros de atuação relevante e baseados no Estado de Massachusetts que vão apresentar seus trabalhos, suas propostas e como se posicionam no revolucionário mercado da comunicação digital. Os influenciadores convidados são: Andreza Moon, Beto Moraes, Eduardo Oliveira, Jesse Branth, Jordana Luchetti, Leandro Alves, Mara Rubia Sanfilippo, Marcelo Benevides, Ronaldo Felício, Sérgio Resende, Sheyla Abreu Kennedy, Simoneide Almeida, Talita Teixeira, Thaís Victorello, Tathyanno Desa, Thiago Costa, Jehozadak Pereira, Eliseu Caetano e Lilian Mageski. O painel será coordenado pelo empresário e radialista Sidney Boeira e terá como convidado especial o empresário e publisher Marco Alevato, o novo presidente da ABI Inter.
 
No domingo, dia 10 de junho, acontece o painel Artes e Cultura com a coordenação de Robson Lemos. Serão realizadas palestras dos seguintes artistas: Artes Visuais – Margarette Mattos, a mais premiada e nacionalmente reconhecida artista plástica brasileira em New England ;  Expressões Culturais Brasileiras – Wanderson Terterelho, professor de dança, coreógrafo, promoter, organizador e diretor do Forrofest USA-Boston ; Samba – Ines Ouedraogo, dançarina francesa  envolvida com cultura brasileira, integrante do grupo Samba Viva ; Capoeira – Mestre Chuvisco, Presidente da Associação de Capoeira Mandigueiros dos Palmares que há mais de 10 anos, desenvolve aulas e performances de capoeira na regiao de Massachucetts e em festivais por todo os EUA ; Teatro – Edel Holz, Fundadora do grupo “Teatro Brasileiro de Boston” há 14 anos que monta 5 espetáculos por ano entre textos originais, adaptações de clássicos do teatro mundial e espetáculos infantis ; Teatro & Educação – Robson Lemos, premiado ator, diretor e professor de teatro ; Stand Up comedy – Jesse Brant, ator, produtor e diretor teatral com vasta experiência em grandes produções de espetáculos de teatro, filmes, comerciais de TV e apresentação do programa “Salada Brasil” na web ; Música – Ari Mendes, músico, produtor, arranjador, engenheiro de gravação, mixagem e masterização ; Forró – Jatir Vieira é o líder da Banda Raizes que é um quinteto baseado em Boston e que toca forró, sertanejo e outras músicas de dança brasileiras ; Percussão – Julio Santos, formado pela Berklee College of Music em Contemporary Writing and Percussion é percussionista e leciona música em escolas públicas e particulares na área de Boston, além de fazer shows com artistas brasileiros em turnê pelos EUA.
 
Entre os pontos de destaque na programação estão as duas noites dedicadas ao reconhecimento e celebração de excelência e conquistas dos brasileiros na região de Boston. 
Na sexta-feira (08) acontece o “Focus Business Award",  com um jantar e show especial com a dupla “Receita de Samba” (Anna Borges e Bill Ward), cantando clássicos da MPB, Bossa Nova e Brazilian Jazz.
No sábado, dia 9, é a vez do "Focus Award"  para os destaques nas mais diversas áreas de atuação da comunidade brasileira em Massachusetts. Apresentações musicais de Ari Mendes, Elaine de Jesus, Rick Cesar, Sophia Holz, William & Wilmar, Jatir e Banda Raízes. 
 
No domingo, no encerramento do Focus Brasil Boston vai ter um show especial do superstar da MPB, Guilherme Arantes. 












Jornalista Lucas Mendes, homenageado do jornal The Brasilians no Brazilian International Press Awards, fala da importância da notícia local no mundo globalizado.

Login